Você já ouviu falar em Ortopedia Funcional dos Maxilares? É uma especialidade odontológica que corrige as alterações das arcadas dentarias, ou seja, os problemas dos ossos, dos músculos da face e da mastigação e também a posição dos dentes tanto em adultos quanto em crianças.
Consiste em tratar, inicialmente, os problemas de estrutura óssea ou muscular da região da face, para depois alinhar os problemas dentários. O tratamento é realizado com aparelhos ortopédicos funcionais, de uso exclusivamente noturno. Como assim? Enquanto seu filho está dormindo com o aparelho ajustado pelo profissional, os estímulos chegam ao cérebro e este comanda a remodelação das estruturas faciais. Consequentemente, o posicionamento dos dentes, dos músculos e das articulações que usamos para falar e mastigar, vão se adaptando.
Quanto mais nova for a criança, mais rápido e melhor será́ o resultado do tratamento pois ela ainda está em fase de crescimento. E as pesquisas confirmam que 85% das crianças apresentam algum tipo de alteração nas arcadas dentarias e 72% dos casos, podem ser prevenidos através de tratamento.
Ao contrário do que muita mães pensam, os pequenos colaboram e interagem muito bem com o tratamento pois além de ser indolor, os aparelhos são confeccionados com cores e adesivos atrativos para a criançada.
Como já́ havia dito, a ortopedia funcional trabalha estimulando os nervos sensoriais encontrados na região da boca, para promover mudanças na estrutura óssea e muscular da arcada. Pois bem, durante as consultas mensais de terapia, o profissional também lança mão de técnicas que contribuem para incrementar esses estímulos como orientações e exercícios mastigatórios, respiratórios, laserterapia para ajudar no remodelamento das estruturas e muitas outras.
Então mamãe, os dentinhos tortos estão com os dias contados. Consulte um dentista especialista em ortopedia funcional dos maxilares e ajude seu filho a conquistar a saúde e um lindo sorriso.